segunda-feira, abril 30, 2012

obscure design typologies *

o que mais me lixa no câmara clara (o "prugrama", não o livro) é o pé da mesa...
(os convidados até podem dizer coisas mais ou menos interessantes mas então o raio do pé...)
as diagonais entrelaçadas do tampo e o "realce" do hexágono (em composição assimétrica...) também não são grande coisa, mas aquele pé...
e o que me irrita ainda mais é que "a" solução, uma "boa" solução, está mesmo ali à mão, ao pé, a sal(ti)tar no ecrân...
será que não s'arranjam, pelas oficinas da RTP, mais uns contraplacados...

(isto da "categoria" das "mesas" nos programas de televisão dava para uma posta mas eu agora não estou para isso)

* roubado ao strange harvest, um blogue, infelizmente, em baixo

sábado, abril 28, 2012

cantos (chutar para)

compreendo as reservas de Peter Murray ao court do Palácio Medici do Michelozzi
compreendo e (quase a contragosto) "aceito" o "avanço" (e isto numa leitura particularmente formalista da "vida das formas"...), o "avanço" representado pelo "canto" do do Palacio Ducale em Urbino (Laurana, na marcação do)
e no entanto, este, último, de deselegante (e feio) que é, no (sempre problemático - o Mies que o conte...) "problema" do "desdobrar" o diedro, não merece (de todo...) a minha... estima
no mesmo Palácio gosto do alçado principal (e da articulação com os compartimentos interiores que "antecede") e, muito, daquele troço de parede "enviesado" que "fecha" o espaço da praça... (para depois retomar a "ortogonalidade" do "conjunto"...)
mas não é de "excepcionais diagonais" (...) que hoje vós venho falar
é de cantos
e por falar em cantos e (viva) outras arestas...
como encaixar, no livro do Murray, a ausência de uma nota de rodapé (que fosse) pelos renascentistas cantos cá do canto...
um Torralva, de Tomar, entre Toledo e Torrigiano (quem?), tinha ficado (no índice) tão bem...
leituras (que agora há que retornar também ao Chã do Kubler) leituras cruzadas...
semos apenas (treinamos com afinco) treinadores de sofá...

depura

uma das duas ganhou o P.


sexta-feira, abril 27, 2012

Verão de 73

quinta-feira, abril 26, 2012

sá, dá, tá

ver futebol na tv liberta
dá para pensar nas merdas
o adeto (que há em mim) sofre... o arquitecto (...) "produz"...
foi assim que esta noite (este "esta noite" está aqui a fazer alguma coisa...) foi assim que esta noite "fechei" a ideia para um novo projecto
projecto na hora, em 45 minutos, sem direito a mais... prolongamentos...
foi esboçado enquanto o diabo esfrega um olho
e passou ao papel (quase que nem dei por nada...) no tempo que o (Grande) George Harrison leva da I'd Have You Anytime à Run Of The Mill...
não conheço o cliente, nem o local, nem o programa nem - a bem dizer... - quase nada...
e no entanto, certo como o Gug. do FOG estar "lá", está "feito"... (e muito, muito, muito - é acreditar... - muito bem feito...)
nove meses... de gestação...
devem pensar que eu sou o (tosco do) FLW

quarta-feira, abril 25, 2012

listas

ocorreu-me, há pouco
discos produzidos por outros músicos
o Horses da Patti Smith produzido pelo John Cale (que - é verdade... - já havia produzido o primeiro dos The Stooges e os The Modern Lovers e...)
Rum, Sodomy & The Lash dos The Pogues produzido pelo Elvis Costello
Skylarking dos XTC produzido pelo Todd Rundgren
Songs The Lord Taught Us dos The Cramps produzido pelo Alex Chilton
e todos aqueles produzidos pelo Daniel Lanois (que - não é ser mauzinho... - mas não é bem, bem... um...)
e todos aqueles produzidos (capítulos II, III e IV da discografia dos Talking Heads...) pelo Brian Eno...
e...

terça-feira, abril 24, 2012

vidaças

no 25 de Abril não

estava em Braga / demasiado entretido a crescer / para dar conta do que estava (do que estava / do que estava), a acontecer
participei, depois, em todas as manifestações / da aliança Povo/MFA / às cavalitas (são algumas das minhas primeiras recordações), às cavalitas dos ombros do meu pai
em 76 já não dava nada por aquilo
ingressei então na carreira académica / que havia, 36 anos passados / de fazer-me chegar aqui

A Presença das Formigas

s'trata

- antonio da sangallo
- antónio de cangalho

Opus Mixtum

entre Kinder's e (pump of the volume, Johnny) Marr's
e o resto das amêndoas da Páscoa
visitas (ao blogue) daquelas da "casa do pego"
e outras, mai raras, em busca (perdido?) do Häring
deixou agora o carteiro (ó fina ironia de todas as coisas)
o Opus Mixtum dos Antietam
e o Renaissance Architecture do Peter Murray
Withdrawn from the Redbridge Public Libraries
muito sublinhado (sem ironia) a bic (e mina) fina
por uma libra... do que é que eu estava à espera...

mais uma posta sobre

Abril não desarma

segunda-feira, abril 23, 2012

tomem lá actualidades *



* tanto quanto um disco com esta capa e com temas como I Want To Hold Your Other Hand (eh, eh) ou Blue Order / New Monday (...) o possa ser...
na próxima segunda, último de abril, já o vão poder comprar...

plano nacional

domingo, abril 22, 2012

SdN # 2

ouvi eu, no canal da TVi, a "notícia" do (prometido) apoio do candidato comunista ao (mais votado) candidato da "esquerda" em troca de um (e cito) "lugarzinho" no próximo governo...
a-pelar (pelam-se...) ao papão... a coisa deve estar feia mesmo para o "lado" do feio marido da...

SdN # 1

72

40 anos - 0 rugas, é o menos que me apetece escrever sobre o Sail Away ou o Something/Anything?
o mesmo não diria (só para verem do valor do feito...) do Ziggy Stardust, do Transformer ou do Harvest
e o Allmusic que ainda não se dedicou (a sério) a isto...

alguém m'ajuda com

isto

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sábado, abril 21, 2012

56 (quinquagésimo sexto)

sexta-feira, abril 20, 2012

a Tara rocka duro (e fotografa pelo menos tão bem)














quarta-feira, abril 18, 2012

Bricks & Balloons

man down

- indeferido
- indie ferido

terça-feira, abril 17, 2012

de vez em quando também












dedicada a todos os "criativos" que fazem aquelas merdas assim tipo "Portugal está a chamar" e o cepo...

# 2 (second time a-round)

- muro à Morris
- murro à Norris

segunda-feira, abril 16, 2012

cartuxas e (que estucha...) cartuxos

eh eh, confirmei :)
a cartuxa do LC é a mesma dos postais do Asplund (sobre os quais, infelizmente - e muito ao contrário do outro... - nada parece ter escrito)
"Ruskin (sempre os mesmos...) la recomendava (à visita) expressamente" (re) conta H. Allen Brooks (numa - velhinha de 87... - A&V)
a nossa, claro, é posterior
a do outro (...) qual será...
viajar com o ODP (então tonto) entontece...
giro giro era a (malandra da augusta da) influência ter chegado (já chegámos, ai colarinhos...) ao Texas...
Ride 'en cowboy

quinta-feira, abril 12, 2012

83'

- murmur
- mummer

latin

- sola et casta
- sola gasta

quarta-feira, abril 11, 2012

play list (da incorporação)



Links

Cardozo 0 - Palladio 1 (seguido de "detonação", uma peça de teatro - senhor dos paços - em x-actos)

Querido Líder 0 - Palladio 2 (The Dear Leader was no Palladio)

Com amor (what would Stalin...) para o CV

terça-feira, abril 10, 2012

practice makes perfect (a "repetição" em LC, etc.) ou o "dedinho" (indicador) de "elle" Hilberseimer

os apartamentos da Lafayette são bem melhores que os apartamentos de Lake Shore Drive (que por acaso - os 4 de "gaveto" com entrada pela cozinha e o canto "lasso" e os 4 do "meio" com a mesa a "atrapalhar na contramão"... - que por acaso até são um bocado merdosos...)

Felicidade

- levanta questões perturbantes
- levanta questões protuberantes

Do Your Thing

segunda-feira, abril 09, 2012

interiores

uma, duas, de rajada

anormal

personalidade (uma)

- dupla personalidade
- nenhuma personalidade

(gostei, no entanto, do regresso da palavra "vil")

domingo, abril 08, 2012

cole aqui a sua fotografia da







chapel of the resurrection

ODP e as suecas

Aceeptera, o manifesto colectivo da vanguarda modernista sueca, é leitura (desconheço se entra nos vossas colectâneas...), é leitura (não gosto, pessoa, das leituras por obrigatória obrigação) é leitura fun-da-mental.
Foi, no entanto, a "entrada", o texto, imediatamente posterior, sobre "os pequenos armazéns comerciais" Bredenberg (Ett litet specialvaruhus), que mais me encantou.
Apresenta-se quase como que uma memória descritiva da obra, reflectindo sobre a localização e a relação com a cidade (existente e a criar/modificar), sobre a tipologia e a sua história (sobre a "transformação" da tipologia do espaço comercial no contexto do seu tempo presente...), sobre a forma e o espaço, sobre a construção (obrigado eng. AB), sobre a infinidade das questões mais... "técnicas" (adorável o pormenor das soluções de climatização e de "combate" às correntes de ar na entrada principal...)
Recordou-me, em muito, a maneira como Rafael Moneo (com a dose e a percentagem exacta de honestidade, especulação intelectual, rigor, transparência...) também escreve sobre as suas obras (como que a provar que isso do shift po-mo não passou mesmo de uma moda para entreter impostores intelectuais das academias e demais merdias...)
No contexto da obra do seu autor (que ainda não referi...) costuma passar meio ao lado das outras obras primas todas...
No contexto da arquitectura (comercial ou outra) dos (terríveis...) 30's também não a vejo particularmente acarinhada...
Na GA Document (special issue 3) dedicada aos anos 1920-1945 por exemplo é preterida a muitas outras...
A "redescoberta" (do autor) pelos po-mo, a preferência por (outras) obras que incorporem todos esses links para o interior da história da disciplina (olá Santa Constanza), a estranheza pela periferia da vanguarda (pela vanguarda "na" periferia...), o "estado" ("alterado") da obra, terão ajudado...
e no entanto...
Se o ODP é o Figo (finta, finta) da arquitectuga?
JC (sem desculpas...) Accept Yourself

(está bem assim, alma?) :)

quarta-feira, abril 04, 2012

5.25

a largura da fachada principal da igreja de San Pietro em San Gimignano segundo o "alzado acotado" do desenho de viagem do Asplund datado de 12 de Abril

a largura (co-incidência do c*****!!!...) desta empena...

terça-feira, abril 03, 2012

e não trocava isto por todos os "desfiles" do mundo

esta foi a manhã em que vi um magnífico cigano, roupa preta, barba preta, samarra * preta, chapéu preto, a puxar um cavalo branco

* alguma relação com a cidade?

read my lips



segunda-feira, abril 02, 2012

The Accident

nas últimas duas semanas passei por dois acidentes