sábado, dezembro 31, 2011

pela lei da imitação, libertando

última posta (sim!) do ano (não...) sobre Souto de Moura *

diz (não sei ainda se o JF concorda...) que é o ponta de lança da terceira geração de arquitectos portugueses modernos

* isto se entre-tantos, até às 24, não ganhar mais nenhum prémio...

sexta-feira, dezembro 30, 2011

parasita multiforme

MEC: o último parasita multiforme (quem diz é quem é) a alinhar pela tese da (congénita?) maldade dos "post-ais"
que a "blogosfera" seja, por esta altura (ou desde sempre?...) muito mais que "lom-brigas" da nada "suja" (nunca!...) "imprensa" não convém sequer (tudo em grinaldas...) a-florar...
quero que o MEC...

a quem quer que isto possa interessar

a notícia de três museus portugueses candidatos a um prémio qualquer passou, como quase tudo o que a "cultura" diz respito, passou, dizia, muito desapercebida...
a noticia é "ilustrada" com uma fotografia ("exterior") da arquitectura de um dos três (ditos) museus
os autores, os arquitectos autores do projecto de arquitectura, não são identificados
o autor, o fotógrafo da obra, é
na página da OA não encontrei nada (provavelmente a OA não tem nada a haver com estas coisas da divulgação de obras de arquitectura...) nada sobre o assunto
sobre o único comentário da notícia é espreitar aqui
koltura, em Portugal... ninguém leva a mal...

quinta-feira, dezembro 29, 2011

sem pena

terça-feira, dezembro 27, 2011

favos

Architecture for Humanity - Selected Projects From 2011

uma vez jornalista

segunda-feira, dezembro 26, 2011

o bater das asas

na coreia do norte as andorinhas (até as andorinhas...) choram a morte do querido líder
em lisboa, "misteriosas" (e "estridentes") "aves verdes", celebram a democratização da economia
diz que uma das duas (eu sei... eu sei...) é uma distopia

domingo, dezembro 25, 2011

Jesus

sábado, dezembro 24, 2011

projectos recentes (sapatinhos, sapateiras e sapos-sapatões...)

sanitários/balneários - freguesia 1 (a "aldeia mineira")

naquilo que de mais a-parecido existe com um "centro" o edifício busca o seu "lugar" (o seu "espaço") entre os "irmãos" (na solidária companhia dos homens) mais velhos
um embasamento em pedra local (um granito azulado muito duro e muito bonito) vence o desnível entre o espaço de recreio existente (na cota superior) e o estacionamento previsto (na cota inferior)
os rebocos, o telhado (telha de barro ou metálica...), fazem (ou não fazem...) o resto


no interior, o luxo da pobreza, será absoluto
cimentos afagados, o reflexo das cerâmicas
por cima das portas, de uma ponta à outra, vêr-se-a a linha do tecto...

&











sanitários/baneários - freguesia 2 (a "aldeia serrana")
não me recordo (agora) de outro projecto em que uma fotografia...










a versão (até ver...) final sofreu ainda alguns retoques mas eu faço como o colega Palladio e publico (ah magana) a mais bonita









&











sanitários/balneário - freguesia 3 (a "aldeia litoral")

para um cemitério (Loos) arquitectura (redundância) "funerária"
arquitectura (retreat, retreat), demasiada arquitectura...

&
















não muito longe (Dali) fica o projecto para um "centro de interpretação" de uma Lagoa (na forma de ampliação de uma daquelas escolas primárias do plano dos centenários que, julgo, todos conhecem)
foi, nos últimos tempos, o projecto que mais trabalho me deu...
não digo nem conto (leiam nos desenhos...) o raio do brainstorming


ficam umas perspectivas e uma planta com a (melhor) solução proposta










&









o projecto do quartel
no centro da "vila" um novo volume fecha e encerra um edifício quarteirão (o rectangular mais ao centro do boneco)
sem preocupações "contextualistas" a proposta assume a diversidade da "arquitectura da cidade"
o edifício albergará (ou não...) a cantina, os vestiários, as celas, os dormitários e os (respectivos) sanitários (mais as necessárias áreas de circulação que é, sempre, onde muito pode acontecer...)

as "alhetas" dividem os volumes (como na entrada em "ponte" para o pátio do edifício existente e como em Moretti - Luigi Moretti...)


nas palavras de um comentador do ODP: grand osnap




a cor quer-se pano de fundo para o fundo do pano (das fardas)
as "riscas", cinzentas, são pura maldade















se a coisa for avante...

&





para o centro do centro (do centro) da mesma vila, a adaptação (a "museu") e a reconstrução (eu acho que é sempre uma "reconstrução"...) de um dos seus mais importantes e significativos edifícios
a proposta visa a clarificação espacial e funcional das estruturas existentes
em cima, a sul, para a (principal) praça, os espaços "nobres", públicos
em baixo, a norte, para a rua das "traseiras", os espaços "reservados", de "servir" (como em Kahn)
de cima para baixo: piso 0 existente, piso 1 existente, piso 0 proposto e piso 1 proposto
tudo o que possa vir a ser diferente disto será sempre para pior
e tenho dito

&












para a mesma "aldeia litoral" outro "museu"...















olaria e (ex) residência do oleiro...
por mim estava feito...

&

requalificação de uma capela de outro cemitério...
guardei, como mais precioso, o desenho do altar e do retábulo
se me "sair" qualquer coisa (já combinei) mando construir

obrigado pela sua visita
volte sempre

Portugal embargado

sexta-feira, dezembro 23, 2011

sub-culture

glowin (brilhou, ganhou ou m-irra - descontextualizar a ideia puramente visual do léxico natalício)

linka, lá por fora, o Dezeen, para as iluminações de natal em Lisboa
em busca de mais informação, e (per) seguindo o link para Lisbon City Hall fui parar (LOL) ao Iowa
no site do MUDE, outro dos "komissários" do grande e-vento (o site - não é tudo?... - é "provisório") nada... (o "Projecto de Arquitectura" vende-se - é vendido... - com desenhos do Arqt. Cristino da Silva...)
sobre a "encomenda" a José Adrião também nada encontrei...
Pedro Sottomayor (ver em Star Cluster), re-mete para glowin.pt (um site que não funcemina...)
em ADOC, sim (...) podemos (finalmente...) ler...
sobre os outros 22 quem saberá...
as fotos são de FG+SG

sobre o mesmo assunto (e ainda melhor) no Arkitectos

quinta-feira, dezembro 22, 2011

Scanjet 4850

sabotado pelo (próprio) "digitalizador" sentiu-se na contingência de adiar a(s) posta(s) sobre o(s) trabalho(s) recente(s) - assim, como no velhinho número da revista arq. port. do Siza... - para data mais feliz e oportuna
o material tem sempre razão (o detector detecta, o alame alarma)
há sempre os livros...

Drama (ex-shak)

- Shakespeariano
- Shakiriano

ex-pátria (escolhas & encolhos)

a escolha de Pedro Gadanho para ir "curar" para o MoMA deixa-me (indiferente) quase tão "alegre" como a escolha do borrão do Durão e da nódoa do Constâncio lá para o raio dos cargos "internacionais" e de "prestigio" (para Portugal...), que okupam...
parece que há (pelo Público) quem veja na presente escolha, o triunfo da democracia (o que quer que isso seja...) em "estado puro" e a justeza (com uma nada pequena pontada de "revenge"...) das (infelicíssimas...) palavras de PPC (aka, o "imigrante")
para Tiago Mota Saraiva, a (grande alegria pela) escolha de Gadanho é uma vitória das forças "progressivas" e até o "De" (esse portento...) foi à caixa do 5D, a-defender as políticas (culturais) "anti-imperialistas" da instituição nova-iorquina...
é, realmente, difícil, deixar de reconhecer, na "carreira de freelancer (em áreas inovadoras)" do Prof. Gadanho, no organizador da "mais séria e plural representação nacional à Bienal de Veneza", no comissário geral (é procurar pelo histórico das Catedrais...) do Habitar Portugal 2006-08, um "outsider" do "sistema" e (nada mais nada menos que) um combatente pela liberdade...
(o fa-to das "sérias e plurais" escolhas repetirem muitas das outras - as pouco sérias e as pouco plurais... - escolhas, não pode, nem deve, servir de... agasalho...)
não menos "compreensível" (clandestino no sentir e no pensar, refugiado no escrever...) a opção, a "escolha", pelo "ideoma" (quarenta lambidelas) da língua inglesa
gosto de imaginar que sou tão nacionalista (e internacionalista e arsenalista e os outros "listas" todos) como os demais mas (rever posição) pode ser também (ou ao contrário) que não passe de um traidor...
um dia ainda vou perguntar isto a...
ao Pedro Gadanho, evidentemente, as maiores felicidades

quarta-feira, dezembro 21, 2011

In case of emergency draw a door

sublinhados

poesia não é arquitectura
sem plano, sem rigor, não há arquitectura
e o cronistaenquanto poeta, também não é assim tão bom...

terça-feira, dezembro 20, 2011

remake

não trocava isto (nem) pela colecção do British Museum

p

muda, é a tua tia

domingo, dezembro 18, 2011

4 Pilares















Hans Hollein, The Presence of the Past, Architecture Venice Biennale, 1980

o pilar do vai parir prá Badajoz, o pilar do vai morrer longe, o pilar do vai ensinar prá Africa, o pilar "europeu" do pisga-te-daqui-quando-antes, o (grande) pilar da ordem luso-tropical, o pilar (CCT) do levanta a reforma e o pilar (EDP) do "agora onde é que eu a-pago a luz", o pilar do vai apanhar o comboio à estação do (concelho) vizinho, o pilar da toalha de linho virgem na recepção à comitiva do Sr. Presidente e o pilar da "conceção" da tapeçaria de Portalegre para Versailles com patrocínio (que prato) da "primeira dama", o pilar do nós também "trabalhamos" (11 horas) ao domingo e o pilar do vão para a pqop (que é o que está mais à direita...)
a new career in a new town
a secretaria d'estado ainda terá o tal "apartment" em beneza...

parallel lines

estabeleci um paralelo (temei) entre a pintura (a "tatuagem"?) do el Corbu no corpo, na obra (fosga-se), da querida Eileen e a hip-ó-popular "guerra do graffiti" (antes a da manjerona) no painting over do Banksy sobre o Robbo (e do Robbo sobre o Banksy)
não quero sequer pensar o que (um) a Colomina poderia escrever sobre isto

estabeleci outro paralelo (este então é de fugir) entre os Decon's dos early 90's (culturalmente, sou dos lates 80's) entre os entortados da "vanguarda" e a "explosão" grunge da mesma época

paralelos... infinitos...
street life

sábado, dezembro 17, 2011

da quadra

Beluga,

estou de saída e infelizmente com pouco tempo para pensar e escrever sobre isso
dependerá do que entendermos por "boa pessoa", não é?
imperfeitos (será da "quadra"?) somos todos
como artistas podemos construir essa ideia de uma perfeição absoluta, uma perfeição que a obra (exacta) "exalta" (uma ambição que nos pode deixar a... "bater mal"...)
pensei primeiro que tudo, saber lá porquê, em Le Corbusier e no Mies
dois magníficos arquitectos, com muito de censurável no seu comportamento ("ligações" à extrema direita, etc. - é rever os desenhos do Mies com a bandeira Nazi)
e ainda no outro dia lia algo de absolutamente abjecto sobre o "enorme" arquitecto que foi o Loos
não sei (às vezes prefiro nem saber) muito sobre a vida privada dos "meus" artistas (e não estou nada interessado em saber se o Gaudi - sei que é um infinito de bom arquitecto - em saber se o Gaudi é "santo"...)
batiam na mulher? davam pontapés nos cães? enganavam os clientes?
agora (nos museus ou nas cidades em ruínas) é tudo pó...

sexta-feira, dezembro 16, 2011

our very own Pruitt-Igoe

Free Time

In the 1890's actual wages roses only slightly but the struggle for the eight-hour workday saw a reduction in hours worked to around 50 per week, providing the second great luxury of our age, free time.

Arts and Crafts to Modern Desing, William L. Price; George E. Thomas; Princeton Architectural Press

Free Money (Children Of The Dark)

notícias (como dizem no Norte, carago!) do trabalho...

Governo abre a porta a trabalho à borla nos feriados.
Delphi propõe horário diário (!!!) de 12 horas de trabalho...

a única diferença entre trabalhar à borla e a escravatura é que os trabalhadores, perdão, os funcionários, ainda podem - até ver... - "optar" por "sair"...

(parece que pelo 5D andam muito okupados com um tal de pacheco...)

16 Milhões

quinta-feira, dezembro 15, 2011

SSS

Siza, Souto e Soutinho (não é piada...) receberam doutoramento honoris causa em Aveiro
não consta que tenham falado no Vítor Figueiredo...

Banksy

criticam, alguns comentadores do público, a "coragem" do artista
criticar uma obra de arte pela "coragem" do seu autor (só faltou criticarem a "cobardia" do anonimato...) é um pouco (ou mais ou menos) como "avaliar" um avançado centro pela "coragem" (assim "demonstrada") do remate e não pelos golos ("efe-tivamente"...) marcados...
a "coragem" em Arte não é uma categoria (que categoria...) "operativa" (...) desde (vai de carrinho...) Heming-way
a obra (a "polémica" à sua volta, pouco ou nada me interessa) a obra, dizia, não parece (muito) boa nem (muito) má
Dali (aquela coisa do en-comendador B. com a lagosta no gancho do telefone...), uns pozinhos de POP (!) e o flanco aberto à vulgaridade (prometo não falar na Joana Vasconcelos...) da "boa ideia" (Barthes, 1957)
o melhor parece mesmo a relação ("crítica"...) com o contexto... mas a mim irritam-me (quase) sempre as obras que dependem (nesta "causa" estou com o Eisenman...), que dependem e que de alguma maneira "parasitam", o "contexto"...
Banksy pixel
quem quer ser um artista engajado...

59 out of 297

59 "repetições" em 297 "nomeações" (e ainda deixam à porta - Boston Spaceships, etc. - alguns dos que por aqui fui referindo...) diz quase tudo sobre a (im) possibilidade de elaborar uma lista com os melhores de 2011
não é que não existam muitos bons discos (...)
é que não existem discos (...) "melhores"

quarta-feira, dezembro 14, 2011

possuídos

pantone

cor de post-it * envelhecido (em cascos de rolha), queimado, pela repetida e sussessiva exposição ao raio da fluorescente

* apenas ligeira, ligeirissimamente, mais verde

quarta-feira (europeia)

- N.º 5
- N.º 9

PDF - ca(p)ta o zeitgeist (pá!)

quem também tem disco novo são os Ena Pá 2000
PDF, o tema, ca(p)ta (coopta?), com rara felicidade, o zeitgeist

terça-feira, dezembro 13, 2011

uma, duas, três, de música portuguesa

xmas, a recordação dos Três Tristes Tigres (Natal dos 90's...) a desproposito do "lançamento" de "Animal" (Osso Vaidoso)
O Natal do Anjinho dorminhoco de Constança Capdeville
queriam (nanos...) tubes!?

mais uma posta sobre boxe e o cepo...


















Downtown Athletic Club (seguido de: Os "filmes" de Rem Koolhaas)
dois links que eu agora não me apetece nada ler...

... boom! # 2

mal que m'a-percebia (no meio do enjoo...) desta "nossa" vítrea (JFC!) minhota...
uma obra que carrega (...), que transporta, para todo um outro patamar, a inter-a-tividade neo-plasticista do confronto corpo a corpo (com a obra!) de uma Schroeder...
a coisa apresenta-se (nos) toda em coerência... da arquitectura ao design... do "vídeo" ao mobiliário... (lamentável, apenas, os habitantes "reais"... tão falhos de "bicos" e outras angulares superfícies...)
sonha (se) ainda (...) com a "flexibilidade" (e com a "apropriação" / "personalização" dentro das muitas regras - pelo arquitecto, evidentemente... - definidas...)
um biombo, dos chineses (ai as minhas costas...), fazia o mesmo (ou melhor...) efeito...
e com com certeza menos (no papel e no chão...) "riscos"...
lições, casal Eames, por aprender...
à consideração do "colega" do UH...

... boom! # 1

"híbrido" (começa bem...) do Gug do Frank LW (fora o Gug de NY uma coisa menor em forma de batata - só ao murro... - cozida) com o Gug do Frank G. (fora o "e-feito" de Bilbão - aquele átrio não deixa dúvidas... - uma tonteria de um enfeite...)
o con-texto (skip the context!) rigorosamente "evitado" da foto (sage) reportage...
next!

Aldo Rossi said

Aldo Rossi said, "type is the very idea of architecture, that which is closest to its essence".
To De Carlo, such types became the rigid stereotypes, repressive in not permitting variation, and denying the participation of the people for whom they are intended. He argued, by contrast, for the Renaissance "type", as a model and not a prescription. "The difference is fundamental, because the model is a hypothesis and not an axiom, a frame of reference and not of identification, a metaphor and not a truism; it is not to be reproduced, but imitated; it does not generate repetitions but connections; and it is the destiny of the model to be distorted."

G. De Carlo, "Note sulla incontinente ascesa della tipologia", Casabella, 509/510, 1985 citado por John McKean em "Risking professional disorder"; Giancarlo De Carlo, Layered Places; Menges, 2004

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Lifeboats and Follies

Whokill dos tUne-yArDs está a ser incensado (incensado, pelo amor da surda...) como um dos melhores de 2011
reconheço o saber-fazer / cansa-me a exibição (um pouco vazia e balofa) do seu (evidente) "talento" (não, não é nunca a "técnica", que me en-canta...)
Lifeboats and Follies do (até ontem meu desconhecido) Tommy Guerrero - melhor de 2011 para muitos menos... - parece-me, em tudo, o oposto (and so much better for it...)
fica o alinhamento:

Yerba Buena Bump
Cut the Reins
March of the Masses
The Same Confusion and Hope
Bullfights on Broadway
Anywhere Everywhere
The Last Maverick
Puesta del Sol
On the West
The Lonely and the Only
Cello and Goodbye
Nomadic Static
Mission Badlands

domingo, dezembro 11, 2011

(Well)

sábado, dezembro 10, 2011

os macedos

ODP (McLaren) busca "criativos" para "projecto" (musical).
Domínio (sustenido) do instrumento, barbinhas ralas (Barbie's Dallas), não são condição.
Mekonismos macedónios?
Raios os espartam!

primeira pedra (a-tirar a)

co.in (o melhor das) ou sinc. jung & anos

impressionante (eu, pelo menos, não paro de me impressionar...) com a maneira como estas coisas, as memórias visuais e tal, se "insinuam" (e como - ai... - "assentam arraiais", nos nossos projectos...)
como, ao fim de alguns meses às voltas com (para um quartel...) uma cantina, descubro, lenta, lentamente, que estou a tentar copiar, "repetir" (mas fora de escala e com outros "dados" - e "achados" - de permeio...) "partes" da cantina da Cité de Refuge
displacement of concepts em Le Corbusier?
dis, dis...

quinta-feira, dezembro 08, 2011

senso

analfabetos & "dotores" (com mestrado "integrado")
só não percebo, ou percebo, ou não percebo, o que é que o Portugal dos Pequenitos (a obra, nada de confusões...) tem a ver com isto...

em rodagem

Breathing and Not Breathing (duplo CD duplo) dos Supreme Dicks: compilação (sem escusas) do ano.
Swerve e Chore of Enchantment dos Giant Sand. Reedição da obra completa (?) a propósito dos 25 anos (da banda...). Para aqueles que como eu não acompanharam desde o princípio é um dos "acontecimentos" ("editoriais") do ano.
O homónimo dos Buffalo Springfield (o "Again" também já vem a caminho) e a muito gratificante (não há como "achar" um clássico) "descoberta" (do também homónimo) dos The Remains, por recomendação do imprescindível All Music para os melhores de 66. (O dos BS - à confiança... - superou todas as minhas melhores expectativas).
Negative Capability... Check it Out! dos Urinals, Fakebook (também em "recuperação") dos Yo La Tengo, Mingus Ah Um de well Mingus (para não pensarem que é só "indie"...) e o Give Me Take You de Duncan Browne (mais "pastoral" - muito Colin Blunstone... - que o de 73...)
De actualidades estamos fraquinhos (mas estou curioso em ouvir com mais atenção - que no You Tube... - o mais recente da Kate Bush...)
Também em rodagem (mas ainda em viagem...) o Humans de Bruce Cockburn.
O que fazer com um disco com uma faixa que versa sobre as relações humanas que dá pelo título de "arquitectura fascista"...
ouvi-lo?

quarta-feira, dezembro 07, 2011

em directo do juízo

palácio de inverno

abraço aos valentes de GRD que esta noite cortaram a estrada, o "IC1", para o Algarve e para a capital, nos dois sentidos
Get up, stand up (don't give up the fight)
as urgências 24H ainda vão ser nossas
outra vez

segunda-feira, dezembro 05, 2011

green green grass of home

a telenovela em que está transformada o "caso" das freguesias diz tudo, quase tudo, sobre nós
aquilo que deveria ser uma discussão viva (e serena), "fracturante" (e solidária), atempada (e atempada), apoiada em rigorosos critérios técnicos e não menos rigorosos critério políticos (i.e. ideologicamente motivados - não contem comigo para tecno-demo-cracias), virou drama (teatral) com vaias e assobios de um lado e viris assumpções de reformista "determinação" do outro
a oportunidade de pensar, de uma maneira ("holística"...) "integrada" (alguém acredita em discutir freguesias sem discutir municípios ou em discutir municípios sem discutir "comunidades" e/ou "regiões"), a oportunidade de pensar, de "alto a baixo", o (novo) mapa administrativo do território parece, desde já, perdida
a mais que necessária reforma do território segue dentro de momentos

sábado, dezembro 03, 2011

amar a arquitectura (projecção em forma de cone)

tenho cá para mim (é uma coisa já antiga...) que as pessoas (os arquitectos então nem se fala...) que as pessoas não gostam de arquitectura
a maior parte das criaturas limita-se a "circular" pela cidade como ratos (de bilioteca, de esgoto) e a entrar nas casas e nas "instituições" como os zombies entram numa casa (mal) assombrada num filme de série B
veja-se o "caso" com o blogue Guttae (que ganhou agora - mas isso não interessa nada... - um "prémio" qualquer...)
fotos maravilhosas, relação franca e directa - nada das cha(r)radas do ODP... - com os leitores
fotos, fotos daquelas me(s)mo boas, que ensinam (estas coisas não se ensinam, dizia o Prof. Sá Nogueira, aprendem-se...) que ensinam a amar a arquitectura
quer dizer... aposto que há pessoas ("arquitectos") que andam nesta vida (...) e nem sequer passam pelo Guttae...
quer dizer... aposto que há pessoas (ele há gente para tudo...) capazes de passar por isto e nem sequer a-reparar...

em research (do tempo perdido)

sábado em casa, empijamado (duas camadas), até ao pescoço
tinha o das casas do Loos (engraçado como não há arquitectos na meia noite de Paris...) tinha o das casas do Loos para rever (não dá, infelizmente, para reler tudo...) e a mono do William L. Price (que é muito mais interessante que a do de Carlo...) para "aprofundar"
na encruzilhada da passagem do séc. XIX para o séc. XX o estudo da obra não permite (tantos são os links e os autores...) distracções
agora, para esta noite, tenho ainda que ir rever (para o "trabalho"...) uns pormenores das escadas (research...) da biblioteca de Ljubljana (que, tenha eu arte para tanto, estou a pensar em copiar...)
estou (f---) um profissional...

1-Big-0













19-2000 (peço muita desculpa por estar a faze-los perder tempo com isto...)

TAL 2013
















Bartlett e (ai o ei ei...) Ordos não fazem, propriamente, a minha ideia (a minha praia...) de uma excelente notícia.
discutir política e activismo parece "bem" (desde que algures lá pelo meio não se esqueçam também de discutir a coitadinha da arquitectura...)
se discutir política e activismo passa (negação...) por "não construir", então, não contem comigo...
paguemos para ver...

sexta-feira, dezembro 02, 2011

sobrancelhas

nunca tinha, até esta tarde, "pensado"
na relação entre os "temas" (letra e música) de Porter
e a arquitectura de Loos
há quem veja, Jose-phinas, links em tudo...

por causa que sim (esta é só para quem esteve)











(e o raio dos links - eu depois, em calhando, logo conto mais - que não despegam...)

quinta-feira, dezembro 01, 2011

geometria do feriado variável

pois eu nisto dos feriados até me dou ao luxo de ser original
vejam o "prejuízo" de um feriado em uma grande cidade quando comparado com a insignificância "económica" de um feriado em qualquer (sem desprimor, que a palavra até é bonita) terrinha
por cada feriado de Amadora, Gaia, Lisboa, Porto, Sintra uma semana, que digo, um mês de feriado em Fornos de Algodres, Baião, Graciosa...
chega de demagogia
combater as assimetrias é isto

5 milhões

num filme de muito milhões aqui fica mais um
5 milhões (!!!) 5 milhões de casas por vender (só as novas e só desde 2004...)
isto é, foi, alguma vez seria, "sustentável"...

sentidos

mudam-se os primeiros
mantêm-se (até ver...) os segundos
foi há um ano (mas isto agora é o Dezeen...) no ODP

PH's

no inverno, ao deitar, troco o da mesinha, pelo clarão do calorífero incandescente

a temperatura, como é certo e próprio da estação, arrefeceu
à noite está a ideal para vestir (roupa e calçado) "leve" e andar (para aquecer)
durante o dia, encostado a um muro, com um chapéu na cabeça, o sol aquece até, pelo menos, a primavera
pobres, nós!?
com um edredão (ou dois) não vamos (ser nós a) morrer, congelados, de frio
ai (vamo começar) quando essa porra desse petróleo s'acabar