domingo, julho 31, 2011

duas assoalhadas com chão branco aos quadrados e um sentido de (des) arrumação "estética" bastante particular









a "sala" no final do Sledgehammer está para a arte do vídeo nos anos 80 como o "quarto" no final do 2001 está para a arte cinematográfica nos anos 60
(agradeço, muito, todo e qualquer link para os links do Sledgehammer...)

e porque hoje é dia do Senhor

sábado, julho 30, 2011

caborno 14

duplamente interessante
pelas suas (evidentes) "propriedades" ("plásticas") e pela sua... datação...
exemplo tardio (embora particularmente "qualificado") de uma arquitectura "fora-de-tempo"...
exemplo perfeito da década (já postei sobre isso...) de todas as armadilhas...
uma pena que quase ninguém goste de arquitectura...
e comente

(pro) criação

se o kursaal do Moneo e a casa da música do kualhas tivessem um filho...

a-sociações

quatro, cinco, de rajada
para o vosso fim-de-semana
it's better this way
comparado com as postas femininas dos do cinco dias
este blogue tem a complexidade conceptual
conceptual e vocabular
de um teórico da escola de Frankfurt

despedidas de julho *

Fizeste bem em separar o quarto do teu cunhado, da tua irmã, por uma parede dura.
Podemos abrir o estore, sem ruído, se de manhã nos apetecer ver o sol ou as neblinas de Julho.

MGD, Arquitectura Portuguesa (aquela com os "últimos projectos" e a entrevista ao Siza...), em 1987...

* porque depois entra agosto

tremoços

cara alma

desculpe a demora na res-posta (motivos  - ... - que conhece, etc.)
gostei muito de ler o seu link para a entrevista do Jimenez ao Rossi (sou um grande admirador do seu método de leitura de documentos da "época")
gostei particularmente de ler o Mestre a "justificar-se", em Galaratese ou Broni, com a falta de dinheiro e toda uma "série de dificuldade políticas" de trabalhar para um governo municipal ou para o estado...
sobre (o hotel de) Fukouka também gostei muito (muito) de ler sobre o "peso" do cliente na construção do "monumento" de, e cito, "todos os hotéis"
quer dizer... isso da filosofia oriental (ou outra qualquer) pode ser tudo muito "giro" mas não há filosofia (ainda pior que baralhar colunas e pilares... - religião) que possa muito contra um promotor mais... assertivo...
o projecto de Berlin, da "história germánica", sabe para onde era?
engraçado que tenha falhado esta...

SMS from Riga

kryptonite

diria mesmo mais
criptiko e breve
como um MvdR:
a ideologia de V. é a sua arquitectura

quinta-feira, julho 28, 2011

A cidade do refúgio

quarta-feira, julho 27, 2011

Low

W

Lightfoot

o Canadá é a Suíça da América do norte
que isso não nos afaste do devido (re) conhecimento da obra de Gordon Lightfoot
A Minor Ballad
He is (no) less than vinyl perfect

terça-feira, julho 26, 2011

EOG

não quero, não posso nem, acreditar
que a escolha do Gehry possa ter alguma coisa (de "autobiográfica") a a-ver com a famosa "reversão", na elogiada obra do Siza, da Mikveh do Kahn...

(and so do we...)

50 X 5

o que fará (dois autores como) Gehry e Moneo co-incidir na escolha da igreja do Marco como uma das 5 (cinco!) mais importantes obras de arquitectura dos últimos 30 anos...
tenho que voltar a discutir isto, com muito mais tempo (o ideal era uma visita em conjunto...) com o Sr. Padre X...

scofidio, a criatura (sem interesse), escolhe o pavilhão de Portugal (uma obra que nunca existiu como obra "completa" como nós até aqui as temos - às obras de arquitectura... completas... - conhecido...)

o chip (outro...) escolheu (vassalagem oblige) a escolinha do porto... :)))

Ben Van Berkel e (ora toma! - LOL) KF, a Fundação Iberé :)))

o Tatao (tadinho...) escolheu-se.... LOL

engraçado (sem ter graça nenhuma...) quase não haver (a não ser entre os empedernidos reaças sem graça alguma...) escolhas de "tendência"...
ecletismo rules...
como o politeísmo num fórum romano...

the tall office building artistically considered



























créditos

para o Gus (mt obg), o João (isso agora - embora belo em si mesmo - já pouco ou nada interessa...), bem como (assim a modos que) para todos

segunda-feira, julho 25, 2011

o embargo

bola curva

no último entroncamento à esquerda antes de
a estrada encurva precisamente como

domingo, julho 24, 2011

F.

Freud rejeitou a "ilusão" religiosa, explorou a vida onírica, a associação de ideias, os deslizes verbais, isto é, estendeu o âmbito da racionalidade até zonas onde o que é racional já não é a realidade mas o discurso sobre a realidade, Não admira que o surrealismo o tenha idolatrado.

Pedro Mexia

... num livro qualquer - sobre "bisbilhotices"... - pior de ler que um álbum da Taschen...

(a igreja da missa d'hoje na RTP 1 também tinha uns pormenores - aquele retábulo do altar... - bem interessantes...)

sábado, julho 23, 2011

o que seria de ti, ó FOG...

nem só de betão (pedra inerte!?...) é feita a "Obra Grave"
gravidade é coisa do espírito
ó meu rico pladur...

Oslo

Mar (i netti)

o Cowboy de Fremont Street é tão ou mais belo que o David de Michelangelo
a Amy Winehouse tão ou mais brilhante que o Lucien Freud

dedicado ao "Besta Imunda" - depois da releitura, esta tarde, da "conversa" entre Peter Fischli, Rem Koolhaas e Hans Ulrich Obrist publicada no Las Vegas Studio - Images From the Archives of Robert Venturi and Denise Scott Brown

estás qu'é um espanto, rapariga

re-bordos

alertou-me um amigo (obg.) para a semelhança entre o meu mais recente (o meu mais novo) e ("casa como eu") a Malaparte
sim mas - não vai (mais) longe... - uma Malaparte como que desenhada a quatro mãos (com colunas falsas e pseudo-pórticos e o cepo metafísico...) entre o Siza e o Rossi...
agora... podia não ser nada má ideia... copiar-lhe - da tijoleira ao remate dos "re-bordos" da escada... - alguns dos detalhes...

vaginhas

uma borla de Cottinelli Telmo

quinta-feira, julho 21, 2011

47

hoje foi o dia

em que fui a dar com a relação (de "semelhança"!?...) entre esta coisa em (vaga) forma de concha e uma coisa (de a-parecida) no tecto da Catedral do Hejduk...

(isso e o dia - já soube de dinheiro público mais mal empregue... - em que tive uma conversa com o Padre X sobre fé e arte religiosa...)

quase

na medida das minhas poçes

sub, vil, a-baixo (!)
de xutos e pountapés
cadáveres pronunciados (adiados, esquisitos) que
coisa que está para os dias (gloriosos) de "os homens não" (e arredores) como (só qu'ainda em mais pior...) como o "I just called to say..." está para os tempos áureos do, no resto Maravilhoso, Stevie
por respeitosas saudades dos bons velhos tempos (os 80's, claro...) até nem'importava d'entrar numa sociedade (limitada e por quotas) para a (definitiva) reforma do(s) senhore(s)...
com a pequena condição de não voltarem a "editar" um...

quarta-feira, julho 20, 2011

mais uma posta sobre gabiões e o cepo












gabiões de revestimento (por "a-cima" do "isolamento"...)
gabiões (nas alturas...) suspensos em (vira o disco e toca o mesmo...) "platibandas"...
pequeno por-menor!?
ó Herzog (é o problema com as esquinas...) o que é que tu foste fazer...

esta tarde interessei-me

por esta

e hei... olháqui a paródia às (mui justamente) famosas colunas cruciformes do Mies...

há talento... em Osaka...

sopinha de letras (é canja)

luxo é receber o almoço nosso de cada dia ao som de Dancing Queen

(com quem possa interessar partilho, entre o costumeiro desenho no guardanapo e a caminhada até ao estaminé, o "fecho" de mais um...)
having the time of your life...
uuuuu...

terça-feira, julho 19, 2011

Phil Manzanera

Nunca percebi o Phil Manzanera

o primeiro milho é dos pardais

espanta-me o espanto que a minha alegria espanta

duas para mim (AM)

na cama com a Geller I, a pensar na verde de Greenwich

(no último parágrafo Driller dispara o raio V. para a mais que justa critica ao funcionalismo diagramático do "esquema" binuclear...)

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one for you (AM)

soube que recolheram as cadeiras
C. não tinha (toda a) razão
a "Flexibility" podia resultar...

segunda-feira, julho 18, 2011

parlamento (doce parlamento)

as bordadeiras post (ou neo, ou neo-post) pop voltam a... atacar...
os bonecos (dentro do género) são giros e tal mas alguém mais tolerante e (por) dentro da coisa explica (...) como é que a imagem "cola" (shared-homes, as urbanism of politically-activated engaged-domesticities... ) ao discurso...
cinco anos de pesquisa...
para isto...

nada como no desenho da Broadleys do Voysey

o girassol cresceu e cresceu, como um pé-de-feijão, para além do beirado...
o esperto pode girar, comúma maluca na discoteca, praí mais de 270 graus...

(a posta que faltava... sobre a utilização do nome Montgomery no género Punk...)

punkoincidência

o início da leitura de um texto (em estrangeiro) sobre o querido brutalismo a-lembrou-me desta...
punkoincidência!?

é "grates"

11.07.2011 / 18.01.2011

jornalismo pobre, que não informa, que não esclarece (que não faz da "interactividade" - ai as caixas de comentários... - oportunidade para esclarecer e debater) que "publicita" e que repete...
há dinheiro (tio B.) para pagar duas vezes (a duas jornalistas diferentes...) a mesma "notícia"...
já quanto ao que mais importa...
o voluntariado é a solução!?
(por 50 mil mocas...)
vou já telefonar prá FCG...

no site da coisa o projecto publicitado aparece (muito lá para baixo...) na metade inferior dos finalistas...
na apresentação, pelos próprios, lê-se a palavra proibida: caridade (a quanto obrigas... só 30 mil - oops!!!... - voluntários...)
ai qu'isto vai de mal a pior...

(olha... aqui também se FAZ...
muito se empreende - quanto mais se empreende menos se compreende... - neste país...)

IV

domingo, julho 17, 2011

mini (malismo)

estão a ver os sanitários do Museu do Oriente?
é isso.

MINESHAFT NULLAND

sábado, julho 16, 2011

decantador

Obama disse: EUA não são Portugal
Cavaco disse: o problema é dele
pior que uma caixa de comentários da (sempre vergastada...) blogo
ah como vão longe os tempos do decantador...

You'll Never Walk Alone

sexta-feira, julho 15, 2011

sempre às ordens

Canned Wheat é uma obra-prima

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Amônio Sacas

Filósofo Grego
175 - 242
Ganhou a vida como carregador
Nunca escreveu nada
Manteve secretas as suas opiniões
Praticou o ecletismo

cabo da vila

troquei a muleta (pornográfico!) do browser
pelo programa do desenho assistido
m. diz que estou a dar cabo da cabeça
mas não há muito cabo para dar
é um pouco como no sexo (e na poesia)
o que é que eu posso fazer?

quinta-feira, julho 14, 2011

mais uma posta sobre rimas e assim

(it's the) sunrise

da "conjuntura"

caros amigos do atelier MSB Arquitectos

muito obrigado pelo "comentário" e pela informação
irei "inbestigar" o assunto assim que me seja possível
um prémio é um prémio é um prémio (este, que não conheço, não será diferente), mas parabéns na mesma
os prémios só não são importantes para quem não os ganha :) (para quem não os ganha e para aí para o H. Helder - mas esse não conta porque não é arquitecto) :)
partilhar o prémio ganho (e logo por cima o prémio por uma RECUPERAÇÃO...) com TODOS os arquitectos portugueses é que não me parece nada "justo"...
alguns arquitectos portugueses, aqueles com diversas encomendas da Parque Escolar por exemplo, não devem estar assim tão mal...
é que há conjunturas e conjunturas... e nestes nossos curiosos tempos, nem a conjuntura (aquela parte do porco encostada ao chispe) quando nasce, nasce para todos...
mas isto agora, como dizia a outra, não interessa nada
o dinheiro morreu (depois de cristo, marx, deus e a arte figurativa) e eu ainda agora acabei de ler que a Moody's, essa darling, começou o "ataque" aos States...
(por isso Souto, se estás a ler isto, desiste...)
agora, desculpem, mas vou tentar descansar...
é que tive uma noite lixada de inspiração * e estou de rastos...
mais uma vez parabéns pelo prémio e obrigado pelo comentário/informação

antónio

* foi ao jantar... entre o resto do medalhão de pescada com refogado (?) de cenoura e alho francês e o resto do lombinho grelhado do LIDL com uma carcaça e pickles linha branca
(2 restos... isso é que é - previligiado, despesista... - viver acima das possibilidade...)

o desenho (não que isto vos interesse...) é do melhor que já esgalhei...
e deve ser por isso que ainda aqui estou...

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quarta-feira, julho 13, 2011

o dinheiro morreu, viva o dinheiro!

45

mais holandês (Duiker, Hertzberger, van Eyck...) e/ou francês (Perret não mora longe...) que (é ler os comentários...) "escandinavo"...
mas acima de tudo o gozo (como na forma "clássica" de um decassílabo ou no "grau", na "intensidade", da dificuldade da rima...), o gozo da geometria...
os tectos interiores podiam ser mais divertidos (podiam...), o desenho do chão não convence (mas depois de "habitado" não deve "chatear"...), a (menor) funcionalidade de cada uma das salas deverá ser muito afectada (na sua falta de privacidade...) pelo "open space" e pelos ("super desenhados"...) "arcos"...
mas tirando isso...

terça-feira, julho 12, 2011

copycat town (pratica o zeit)

o Ismaelita


José Forjaz








Manuel Vicente

tudo menos calças amarelas

não tenho satisfação mas (parvo) não desisto de tentar

segunda-feira, julho 11, 2011

Arquitectura

TTTTT

apeteceu-me, agora (ao fim de quase seis anos disto...), a despropósito de outros "T"'s, postar um dos meus "projectos" favoritos...
bem... é apenas uma coisinha dos meus tempos de estudante na escolinha da FAUTL (ainda ao Chiado...), mas é uma coisinha de que eu (ainda...) gosto... muito...
é de (Proj. III...) 1992... e eu acho que é bom... um dos meus melhores... (e um dos menos skizo...)
na altura estava ainda mais vi(d)rado no Kahn e até citei uma sua - dele - frase sobre o "achamento" (não fazia a coisa por menos...) de uma nova "ordem"...
o programa pedia a substituição de umas moradias térreas existentes (sem nenhuma graça) no Bairro de S. José (não sei, nunca mais lá voltei...) nos arredores de Cascais, por habitação social colectiva (acho que era isto...) com 30 T2, 15 T3 e 5 T4
o "achado" (foi do caraças...) do projecto propunha a construção de (5) "blocos" com a forma de "T"'s... em "linha"...
cada bloco tinha 6 T2 (X 5 = 30) orientados a nascente e a poente, 3 T3 (X 5 = 15) orientados a norte e sul (e poente...) e 1 T4 (X 5 = 5) localizado por cima dos T3
(no desvão da cobertura - sim com telhado... - ficavam ainda umas arrecadações que se queriam generosas...)
o ajuntamento destes "T"'s todos permitiam a criação de umas pracetas ajardinadas (igualmente orientadas a poente) elevadas e protegidas da principal estrada de acesso ao local
entre os T2 e os T3 umas galerias/terraços "interrompidos" permitiam, ao nível térreo, o prolongamento de um caminho existente entre as "vivendas" existentes (a sul), e, ao nível dos pisos "superiores" (primeiro e segundo "andares"), o prolongamento das cozinhas dos T2 para o "exterior"...
entre o(s) bloco(s) proposto(s) e o muro de suporte existente, que "aguentava" o deslizamento das construções abarracadas existentes "lá em cima" (a nascente), propunha um arruamento com estacionamento (com 8 metro de largo... se a memória ainda não me atraiçoa... muito...)
as plantas dos apartamentos são muito divertidas (cómicas, mesmo) com as quatro "condutas" técnicas (mais Kahn que isto...) e os dois pilares/armários em forma - eh, eh - de gigantescos "I"'s :)))
os núcleos com as circulações verticais nunca ficaram a meu gosto (e por isso de vez em quando - normalmente nas insónias... - gosto de as a-avariar... todas...)
a minha favorita (nem conto - até "redondas"... - das que ficaram pelo caminho...) é uma (escada) que arranca a meio, sobe pela direita, alarga (a toda a largura do espaço), volta a subir (e a enrolar para a direita) e termina - linda (beijos), linda - sobre o arranque (mas na direcção oposta...) a caminho da porta do T4... (mal a-comparado com isto o Piranesi era um bimbo...)
os desenhos de hoje * são uns que estavam aqui mais à mão...
um dia (há pois... que isto era tudo à "unha" - e sem Mozart... - e não havia cá "desenho assistido" nem sequer computador...), um dia, ainda termino o "projecto"... com os cortes todos - lindos (beijos), lindos - transversais e longitudinais e mais os alçados e o cepo...
é a arquitectura estúpido!...

* o desenho "favorito" é um "rolo" de papel vegetal a todo o comprimento da coisa, com as árvores do(s) pátio(s) pintadas a lápis de cor e tudo, que, como é evidente, não cabe no scanner...





das notícias de hoje

de vez em quando há notícias que têm o "dom" de nos devolver à realidade
a morte de um bombeiro num acidente de viação depois de ter ajudado a realizar um parto a bordo da viatura numa estação de serviço é uma delas
à B.P. e à sua família os meus sentimentos

o porco que se segue

os porcos estão todos em "crise" mas há uns porcos que estão mais em crise que os outros...

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a pensar nos amigos lá de fora...

a não ser que prefiram o Panic...

a rush and a push and the land that
we stand on is ours
it has been before
so why can't it be now?

The Smiths

a dívida (todó-soberana) contra-ataca

metro (articulado)

o Koolhaas é um arquitecto tão ou mais fascista que o albert speer

cheap vacations

férias baratas (suas tontas...) para todos!?
isso é Nazi!
democracia é: "vivendocas" (para os ricos...) aos milhares, salpicadas em resorts, perdão ADT's (áreas de "desenvolvimento" turístico...), por esse litoral a fora e estacionamentos de praia pagos e bem pagos... não vá alguma dondoca (atchim! santinho...) estoirar a alta cilindrada...
(democracia é: férias baratas nos enclaves - fascistas! - de... Varadero...)
Nazi!? e depois!?
até o estádio de Berlim (genial, por sinal) foi... "re-habilitado"...
pela minha parte só tenho um reparo... (uma pena...)
que as pernas dos "T"'s não estejam viradas ao mar...

outra precisão











para R.R.Dias

ODP, um blogue às esquerdas, prefere a Typical sprawl à (palermice pseudo-original da) PEX density, da mesma maneira que prefere as "escolas superioras" (como as madres) espalhadas em conventos reciclados por essas colinas a fora (de "portas") às "cidades universitárias" e outras formas de... zoneamento...
ask the elephant
goodbye toulouse...

fraquinha (mais uma posta muito)

fraquinha (fraquinha e - 5 aérios!?... - cara...) a exposição, de Manuel Vicente, no Museu do Oriente
desenhos em vitrinas ao baixo (de difícil leitura, etc.), painéis (coração vermelho) ao alto (de difícil leitura, etc.), maquetas (um mau hábito...) de estudantes e mais aqueles "sofás" (que grande merda) sem encosto (outro péssimo hábito...) para as (minhas) costas...
salvou-se a cadeirinha amiga ao pé do televisor com os "phones" (o doc., no entanto, não é dos melhores... e a "finíssima ironia" da "co-incidência" entre o Venturi de Las Vegas e o MV de Macau da marmota nortenha também não "passa"... - MV é o primeiro a dizer que "aquela" arquitectura podia ter sido feita - se o tivessem deixado... - em "Lisboa"...)
salvou-se a obra (mas a posta é sobre a exposição...) que é de inegável interesse e qualidade
agradeço aos bimbos da capital que foram pró campo, prá praia, pró shop-ping (...) terem deixado a cidade (e a exp.) às moscas, ao dispor dos poucos (muito poucos...) que ainda se possam interessar por estas coisas do espírito e o cepo...
e agradeço à minha família

car(amb)ola (foi)

e eu a pensar (não é o que nos "vendem"...) que não tinha nada a ver...
com car(amb)olas destes...

domingo, julho 10, 2011

e porque hoje é dia santo...

precisão sobre o Rossi, o Mies e o "ferro fingido"

Miss Marple

One of the many contradictory ideas of the International Style was its conviction that there could be only one correct solution to any problem. Architecture was a matter of solutions - you solved the puzzle, like Miss Marple.

Robert Venturi's Gentle Architecture; Modern Architecture and Other Essays; Vincent Scully

(uma, duas, frases, que como é evidente e está ainda fresquinho e é bom de linkar, não vão nada de acordo à minha opinião... "unhas e Mozart", "resume" Miss Marple no final do do corpo na bilioteca... aposto que até o V. ia gostar...)

sábado, julho 09, 2011

"entrar" nos VSBA

caro Skyzo (tomei a liberdade de "transformar" o meu comentário ao seu último comentário em mais uma posta das minhas)

para "entrar" nos VSBA não sei se será de grande utilidade a leitura de alguma "boa" história da "arquitectura moderna"
como sabe(rá) algumas histórias de "arquitectura moderna" pouco contam com os VSBA... *
no KF sei que é/são reduzidos aos "populismos" pós-modernos...
ora assim não vamos lá, pois não?
primeiro as senhoras, certo, mas daí a começar pela Denise...
quer isso dizer que vai preferir a leitura do LLV à leitura do C&C?
se prefere (por assim dizer) começar pela Denise, então recomendo a leitura, mais "informal", de "Architecture as Signs and Systems" que é escrito a 4 (quatro) mãos (e que sempre faz um "resumo" e uma "actualização" das teorias do casal)
para abrir o apetite pode sempre espreitar (no bom sentido) o Martin Filler (Makers of Modern Architecture) e/ou o Vincent Scully (Modern Architecture and Other Essays) que são autores cultos e informados (e, no caso de VS, "parte" - e parte importante... - da história dos VSBA)
é claro que nada disto o isenta (antes ou depois dos "pratos favoritos") da leitura (prato principal) das "monos" de Stanislaus von Moos (em dois volumes)

* no Architecture's Desire de K. Michael Hays, por exemplo, foram "eliminados" (do retrato...) das "tardo-vanguardas"...

(p.s. acho que sou até bastante simplório)

atenção (atenção)

NÃO confundir com uma arquitectura de C&C

(engraçado... como as fotos do "contexto" da "posta do designboom NÃO aparecem na "posta do Dezeen...)

mais uma posta sobre bibliotecas e diagonais

É um mistério. Mas todos somos um mistério , não é? Mesmo para nós próprios. Especialmente para nós próprios.

Miss Marple (Agatha Christie, Um Corpo na Bilioteca), RTP Memória

sexta-feira, julho 08, 2011

febre de sexta-feira à noite

a diagonal da biblio da Lincoln do Gropius é, na realidade, anterior à diagonal da biblio da Mairea do Aalto
não acreditasse eu na perfeição pela pratica da repetição...

Barreiro

todas as postas vão dar ao

alforreca ou o fantasma de FOG

ocorrem demasiadas coisas a um gajo porque há demasiadas coisas que um gajo tem que fazer que um gajo não quer fazer

Work

(para o Pedro B.)

quinta-feira, julho 07, 2011

Voids: Aires Mateus (Veneza 2010), Appleton Square

























.

punching bag (mais uma posta sobre arquitectura e boxe)

Tubular-steel furniture, wall-mounted bars and a punching bag provide an atmosphere wich banishes any thoughts of idleness. Instead the ambience demands physical activity, wich in turn helps the individual to meet the demands of modern competitive society (*): Breuer's 'sportsman' would have used the house to 'steel' (**) himself by daily training bouts, and thus be capable of 'punching his way through' (***) the world outside.

Joachim Driller, Breuer Houses, Phaidon

* nem preciso re-forçar o link para o sonho húmido dos liberais blasfemos...
** força, força, camarada PPC, nós seremos a tua muralha d'aço...
*** isso, isso...

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é tão simples quanto isso

quarta-feira, julho 06, 2011

Saulnier (ODP e a fábrica de chocolate)

inches

I hear that you and your band have sold your guitars and bought turntables.
I hear that you and your band have sold your turntables and bought guitars.
I hear everybody that you know is more relevant than everybody that I know.

LCD Soundsystem, Losing My Edge (um sério candidato ao melhor tema dos "zeros"...)

(sinceramente... toda essa conversa de inquéritos de varão cheira a fita métrica...)

divagarindo

a banda sonora (ideal!) para o último combate entre o rambo de massa-mah (eternas saudades dos 80's...) e os maus da dame (damn!) toíka...

um (novo) apartamento para PPC











olha que o próximo "golpe" pode acertar mais em baixo...

o Murro















o anjinho pensava que se se portass(e) "bem" (i.e. como os "mercados" querem...) estava a... "safo"...
agora a sério.... alguém mude a fralda ao cavaco...

bu-galhos

o Rossi (estou a pensar no Souto...) foi o novo Mies, o Venturi (aqui a-parece-me que já não há grandes dúvidas...) foi o novo Corbu (a DSB tem que ser a nova Eeilen Green...), o Charles Jencks (?) o novo Gropius (deslocando o enfoque da "escola" para o "livro" tipo "revista"...) o padrinho Philipinho (Johnson) o novo Giedion...
o FOG (e aqui é que começaram os "problemas"...) o FOG, o Koolhaas, (o Eisenman!?) não foram os novos Aalto...
aliás, não há novo Aalto (em parte porque o velhinho ainda vai servindo - à arquitectura e a quem o quiser... - muito bem...)
o outro Aldo, o van Eyck, o novo...
isto da comparação do tempero...

Il Palazzo

a fachada principal (?) "cega-se" à cidade
a fachada lateral ignora o núcleo de circulações verticias interior com escada e elevadores e mantem a janela para o quarto (sem vista) que não existe
isto está a ficar melhor e melhor...

e estas fotos de Bas Princen

under a London motorway flyover

As Praias

As praias são boas para os loucos - desde que não sejam demasiado loucos.

Herzog, Saul Bellow

terça-feira, julho 05, 2011

split machiya











atelier Bow-Wow: de vez em quando sabe bem celebrar a arquitectura...

cornijas

o pormenor da cornija do Il Palazzo (quem deu o nome ao quê!!!???...) é tão falsa como falsa é a utilização de todos aqueles decorativos perfis metálicos na Obra do Mies (e ambos- os dois - mais falsos que as pesadas platibandas do Nobre Júnior...)

11

Ó Ti Alves

as privatizações são sempre - em princípio... por princípio... - boas...
menos (alto e para o baile...) quando afectam os (altos) interesses ("instalados") dos privados... "instalados"...
aí (besta!) o melhor é... "reconsiderar"...
no fundo (no fundo) querem (é o habitual...) o estado a pagar o seu "serviço público" (e a vaca sagrada do "mercado" e da "livre concorrência" que se f***, sacrificada no altar das vacas aindas mais sagradas...)
Ó Ti Alves...
quando a "alternativa" é o Malato em prime-time...

as acções são todas iguais mas há umas acções que são mais iguais que as outras

o PC e o BE "condenam"
oh, well...

segunda-feira, julho 04, 2011

momento indie

melodia de embalar, voz de quem (para quem!?) não é nada comigo, substracto (sub-baixo!?) Joy D. e ainda (bom demais para ser verdade...) lá, lá, lás...
maybe I should just change my style...

Guilhermina Suggia em Lindisfarne

penso ter apanhado (não é nenhuma doença...) a ponta do link entre o Krautrock e a "cena" de Canterbury

Vice-Rei

domingo, julho 03, 2011

nova república

SWG (via causa) pode ter alguma razão... mas está longe de ter a razão toda...
é verdade que o prémio segue (coerente com os seus "propósitos"...) um "padrão" mas também não deixa de ser verdade que a atribuição do P. ao Souto era tudo menos "predictable" (é re-ler as listas de a-postas da altura...)
SWG pode achar, é disso que se trata, que o "regionalismo crítico" é morto mas em defesa da sua tese tem que a-juntar mais que "impressões" (ultra-paternalistas...) sobre o que "preocupa" (ou não) a "maior parte das pessoas"...
(a "maior parte das pessoas" passou-lhe procuração, foi!?...)
mas ainda pior que o "impressionismo crítico" (muito neo-koolhaas e nada "original", diga-se, na defesa da sua "globalização"...) é a banalidade da "lista" onde "elenca" - em jeito de "agenda" - os "reais problemas que confrontam a arquitectura contemporânea"
a "sustentabilidade, a "explosão do urbanismo" (?), a "preservação histórica" (!?), entre muitos outros, são "problemas" arquitectónicos "e" políticos
seria por demais ingénuo acreditar que a "solução" para tantos e tão (a) variados "problemas" está na "boa vontade", "generosidade" (violinos...) e "altruísmo" (cof., cof.) dos arquitectos (ou, ainda - sub-produto... - na qualidade do seu trabalho...)
SWG esquece (ou ignora) que a arquitectura que censura (a de Souto de Moura e "companheiros"...) é, em si mesma, uma tentativa ("tardia"...) de responder aos problemas que enuncia, uma tentativa ("tardia") de "corrigir" o "tiro" da primeira (a modernista...) "globalização"...
mas, acima de tudo, o que o artigo, a sua autora, os seus linkadores e as suas comentadoras (mais os cozinheiros deles todos) parecem ignorar, é o papel completamente "marginal" reservado aos arquitectos (e às suas "arquitecturas"...) nesta história toda...
já por mais de uma vez postei sobre isso...

sexta-feira, julho 01, 2011

despair (ou ressaca)

?

a-comido vivo

se o Stirling tem feito alguma fachada tão falsa quanto falsa é a fachado do Il Palazzo tinham-no

é comás guerras de tróia (mas só q'ao contrário)

anda um filho a bater na mãe prá isto...

hum, hum

onde é que mora esse gajo, o OT, que eu vou já a casa dele