quarta-feira, julho 29, 2009

pan

SOLTEM A PAREDE!

terça-feira, julho 28, 2009

Middle (finger)













o google é um lugar estranho mas deixem lá que o Flickr...

Under the misunderstanding...

... of what is essencial, creativity is exhausted in schematized formalism.

Ludwing Hilberseimer

segunda-feira, julho 27, 2009

o objectivo














calculo que o objectivo seja fazer melhor do que aquilo que lá está

prá troca

odp troca o instituto camões, o instituto das artes, a casa da música (e essas m... todas) por uma entrada (decente, de preferência) sobre o José Mário Branco no allmusic
já por outro lado, se continuarem sem incluir o Lil' Beethoven dos Sparks entre (os quais quer que sejam) os vossos melhores de 2002...

Uma Posta de Advertimento (a piece of advice) para o futuro Ministro / Secretário de Estado (riscar o que não interessa) da Cultura

One could go so far as to say that culture... is what gives the State something to govern.

Edward Said (citado aqui)

sábado, julho 25, 2009

Barriga de Aluguer

Há duas coisas que me incomodam particularmente em toda esta história do pomposa e incorrectamente chamado "campus" da justiça...
Uma, claro, é a desistência, a irrelevância da arquitectura (e da "arquitectura da cidade"), a incapacidade da arquitectura gerar (leia-se parir) mais que umas coisas vidradas em forma de assim que depois logo se vê para o que é que servem (e que alguns sempre mais vidrados e deslumbrados com o seu próprio vidrado e perfeito reflexo, pensam, julgam, phoder servir para tudo e o seu contrário...)
A outra, a questão da "sustentabilidade" financeira dos "alugueres"...
Arquitectura é mãe biológica e afectiva, capaz (ou não…) de acrescentar qualidade ao "sentido da vida"...
A arquitectura não é barriga de aluguer!

o sujeito (pós-humanista)













leitura complexa, exigente, demorada (acho que já os despistámos, querida), mas... compensadora
peca (voltaram) pelo "academismo", pelos vícios (de linguagem) de alguns dos academ-ismos mais em voga no seu/nosso tempo, mas é afinal, e na sua composição por capítulos, o resultado (que pecado...) de uma "tese"
as muitas (e por vezes deliciosas) citações não são exibições vácuas (cof. cof.) de "erudição" mas contributos válidos para o corpo do... texto
o melhor de tudo (o tal do mais compensador da leitura) é que o sujeito, o autor, mais que mão (para a escrita), tem olho
revela-se (este) desde logo, no "paralelismo" da leitura entre o protó-tipo da Maison Citrohan de Le Corbusier e o Petersschule de Hannes Meyer mas também na análise ao pós-funcionalismo da arquitectura de Ludwing Hilberseimer...
K. Michael Hays, de seu nome
é experimentar(em)
vrummm

espada

quem vive pela blogo

quinta-feira, julho 23, 2009

Todas as estrelas...
















... e mais uma, esta noite, no fmm

fluta (da época)

estão, espantosamente, os dois certos :)))
tu, porque à arquitectura é legítimo pedir mais do que um lugar para beber um cimbalino ou abrir o jornal de notícias :), o Francisco porque aquilo é mesmo (já to tinha dito...) :) muito poucachito (para além dos reflexos nas flute’s da champanhoca e assim...)
lá por ser temporário e efémero não quer dizer que não possa transmitir nenhum dos outros valores (ai a perenidade...) da arquitectura
em resumo: meu rico Siza/Souto :)))
(uma das melhores últimas obras de cada um dos dois)
já agora (que ninguém me encomendou o comentário), palhaçada é aquela coisa do primeiro japoni... :)

Yeah we were just pretending to be Japanese :)

quarta-feira, julho 22, 2009

Varas Criminais

Dogs and Cats

- J.Lo
- Lo'Jo

terça-feira, julho 21, 2009

avariação



terça

segunda-feira, julho 20, 2009

Jessica (coelhos da cartola)


















estimula cê (gls)

O Souto

O Souto, o Souto que me interessa, é muito mais que a (triste) caricatura do "Mies revival" em versão autorizada (pelo Frampton) de (natural) herdeiro do "regionalismo crítico" (versão mercearia fina e cozinha gourmet) que tanto encanta (os grunhos) e com que o próprio lá vai enganando os tolos...
O Souto, o Souto que interessa, é o Souto Siza (nenhuma contradição), o Souto pós-moderno (mas não pós-modernista), que agarra, e não larga, a história (e não propriamente a disciplina...) da arquitectura.
É o (meu amigo) Souto das hesitações e das ambiguidades (por resolver...) da Casa da Quinta do Lago, que recria, em versão 3D, a fachada da igreja da Luz de Tavira, e é (ao que parece) agora também, o "caso" do (quase pronto) Museu Paula Rego, em Cascais.
As "icónicas" pirâmides do novo museu, por exemplo, são as chaminés da cozinha do Palácio da Vila de Sintra e o Siza do projecto do Museu de Helsínquia, mas são (ou podem ser) também, as pirâmides do (menos conhecido...) "edifício de serviço" do justamente famoso cemitério de Estocolomo do Asplund e do Lewerentz...
O betão "pigmentado" (!?) de "cor-de-rosa" é a ironia (cruel) de uma "casa da tia" (quinta da marinha, sei lá...) cruzada com a trend do betão texturado da última "extracção"... Suíca...
A arquitectura do novo Museu Paula Rego, no extenso e culto amalgamar das memórias (arquitectónicas) que invoca, pode muito bem vir a ser a melhor de todas as homenagens, a melhor de todas as maneiras de "dar a ver", a (magnífica) obra de Paula Rego.

domingo, julho 19, 2009

o "pecado" do pitoresco













alguém está a precisar de (re) ler, depressa e muito urgentemente, o C&C...

Oswald (defence lawyer)

The Distance

Não sei se também repararam (e se também... "estranharam"...) na pouca de distância que vai entre, digamos, a "contaminação" da Joana Vasconcelos e a publicidade para "uma casa portuguesa" (concerto de Mário Laginha e Bernardo Sassetti) na Casa da Música...
Quer-se-que dizer... (eu até já estou mesmo a ler o que voçês não vão escrever...) não era suposto existir maior diferença entre a arte e o... graphic design!?...

sábado, julho 18, 2009

Top Piscinas (Swimsuit Issue)

# 3
# 2
# 1

The Swimmer














O final trágico trágico do que Siza aprendeu com a arquitectura - Le Corbusier nadando no Mediterrâneo em direcção ao mar - entra em conflito directo com a própria possibilidae de serem mais de 1.000 a tentarem aprender com Siza o que já sabem (...)

André Tavares, O que aprendi com o que Siza aprendeu?, Arquitectos JUL 2009

(os mais "fieis" podem "cruzar" com o final, com a última frase, do capítulo 13 do mesmo livro do Scully...)

... não concordo nada com o André Tavares. Muito de vez em quando (umas boas centenas de anos...) lá surge um "original" que nos obriga a umas guinadas valentes mas o mais "certo" é mesmo aprender com quem aprendeu...

umzinho

um disco de jazz que não seja "cinco estrelas"
um filme de John Ford que não seja um clássico "absoluto"
um profissional da cultura que não assine o seu manifesto (zinho)

O Indicador (e o pai de todos)

Numa carta assinada entre outros pelos arquitectos Álvaro Siza Vieira e Manuel Graça Dias, o júri considera o valor excepcional das instalações da ESAD - "sem dúvida uma das obras mais importantes da Cultura portuguesa do século XX" - e pede para que as intervenções sejam coordenadas "por um arquitecto qualificado e indicado pela Ordem dos Arquitectos e pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico" de forma a salvaguardar a qualidade do edifício.

Júri do Prémio Secil teme o impacto de obras no edifício da ESAD, Vanessa Rato, Público, 17 Julho 2009

Fica bem, e é por assim dizer... "bonito", ber o Siza (e o MGD, mas por maioria de razões - you know... - "o" Siza...) a defender o "valor excepcional" da ESAD.
O que eu de todo em todo não posso partilhar é esta ideia, infelizmente nada peregrina, da substituição das "regras" por uma qualquer forma de "ajuste directo" a um qualquer arquitecto especialmente "qualificado" (oops - mas não são todos!?...) a "indicar" (com o indicador!?...) pela... OA!!!???
Se é para ser assim, se assim o querem, então (mais valia...) que venha (que "retorne") a figura (JLCG - who else!?...) do Arquitecto do Rei...
Pelo que (gratamente) recordo das palavras do Arquitecto Vítor Figueiredo (sobre as "bolas" da Azeda e o crónico desrespeito pela "obra" de arquitectura...) será esta, esta carta e este "modo", a melhor maneira de honrar o seu trabalho!?...
Por outras palavras... O que não diria - a este despropósito... - o próprio...

Las Negas


quinta-feira, julho 16, 2009

The House Of The Rising Sun

a sério que nunca tinha reparado no desenho (muito V...) daqueles capiteis...

ontem, no hospital

uma mulher vestida com mais espelhos, pózinhos que brilham e outras superfícies reflectoras que a Piazza d'Italia do Charles Moore

mais uma posta sobre arquitectura e escultura

But in the movement toward abstraction some sculpture lost its figural, active quality and become environmental, thus indistinguishable from architecture and, in that definition, adding nothing to it.

Architecture, Sculpture, and Painting: Environment, Act, and Illusion, Modern Architecture and Other Essays, Vincent Scully (quanto mais te leio mais gosto de ti)

Bungalow

Bungalow
Bungalow
By the sea
Bungalow
In the sea air
Climbing rose
Time to spare
Luxury accommodation traps the sun
So we're working every hour that God made
So we can fly away
Saving it all up for you
Bungalow
Bungalow
Silver shore line
In the gorse
You can be mine
Standing prime position for the town
Working for this vision through our lives
So we can fly away
Saving it all up for you
Bungalow
Bungalow
You wait and see

Bungalow, Nonesuch, XTC

The Lay of the Land

- arquitectura
- agricultura
- desenho urbano, urbanismo, planeamento...
- agricultura
- land art
- ...

terça-feira, julho 14, 2009

em substituição

de uma posta parva, uma posta parva (sobre o teatro de Spijkenisse dos UN Studio)
não fora o truque com o blobismo multi-esburacado da volumetria "em forma de" monitor de computador reciclado e aquilo até que passava menos mal...
a implantação é experta e, para todos os efeitos, "contextualista"...
a "incisão" no flanco para as cargas e descargas dos pesados, um autêntico mimo...
continuem assim, continuem...

segunda-feira, julho 13, 2009

menos é menos

CG+FVC: A palavra contexto tem múltiplas interpretações: para Venturi... talvez sejam os placards publicitários (...)

menos é mais em entrevista à arq/a de Junho

A Viagem
















Pierluigi Nicolin e Italo Rota, projecto para a praça Stamira em Ancona, 1978

Crash

gosto de olhar para o desenho, para a composição, do "alçado posterior" dos "pesados" que circulam à minha frente e gosto, ao olhar, de imaginar alçados futuristas para programas e tipologias inexistentes (ou de fantasiar cidades incomensuráveis... dignas dos melhores cenários dos melhores filmes de ficção cientifica...)
esta manhã "apanhei" com um desses pesados de caixa aberta em chapa (quinada) trapezoidal (...) com as "palas" nas rodas traseiras suspensas por correias metálicas em "V" ("invertido")
uma coisa, posso garanti-lo, linda

sábado, julho 11, 2009

estacas


















... isto quer dizer (como eu penso que quer dizer...) que não (não) sou o único a pensar que as estacas são a melhor parte do... "complexo"!?...

Parque Escolar











Parque Escolar, die Baupiloten, mas é mais para os lados (da além manha...) da (atrasadíssima...) Alemanha...
Projectos que apostam, imaginem (os "populistas"...), na "participação" (e onde é que isto, uma coisa destas, já se viu!?...) no "envolvimento"...
Projectos, obras, que apostam na "ligação" (com sotaque) do aluno (de arquitectura...) com o "mundo exterior", com as "comunidades" e (God forbid!) com os "utilizadores"... "finais"...
A página (outra-geous!!!) bilingue, parece-me exemplar na divulgação dos conteúdos e na simplicidade de "navegação"...
Os projectos e as obras, discutíveis (cof, cof) como todos, são sempre cuidados na relação com o tempo (as quatro estações...) e com os... "modos"...
Depois queixam-se...

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pertinentes

O Pecado


















"E o que é, amigos e colegas, o nosso pecado favorito, de todos nós? É a arquitectura!" E vá então, durante pelo menos vinte minutos, de fazer uma lista dos casos, um a seguir ao outro, em que para os arquitectos do mundo inteiro, a arquitectura se pode tornar um pecado; "Um pecado, porém, que temos de evitar e, quando o cometemos como acontece com demasiada frequência, temos de sentir remorsos por isso, de nos arrependermos, etc., etc." Aplausos que nunca mais acabavam, enorme sucesso. Foi um pecado não estares, minha Nini. Mas tu, entretanto, estavas - talvez - no pecado.

O Arquitecto, um livro de Mario Soldati (!?...) em boa-hora salvo do oblívio e do opóbrio (da cave dos depósitos da biblioteca municipal) por este vosso ODP...
A "lista", com os nossos pecados, por falta de espaço (no romance...) ou por piedade (do seu autor), não sobreviveu...
Se quiserem fazer as honras da casa...

125 (Azul)














pois muita t-shirt branca, muita havaina (muita festa "muita louca", no castelo)
muito ex-jogador de futebol e muita Sandes (wich) na borda da piscina
pois muito corpo nu (La Tourette, anybody?) por entre as paredes do betão em bruto
(o que é bem engraçado e até algo subversivo, porque o betão em bruto parece ter sido inventado para homens novos... vestidos com túnicas brancas... e porque, e à partida - e esta é claramente para ti, Owen - não haveria nada que combinasse tão mal com o corpo desnudado como o dito "betão bruto"...)
pois muito jardineiro (com pouco jeito para a...) e outros garçons (brasileiros)
pois muito "empresário" russo com crucifixo em ouro (e filho único) a investir (na borda da piscina), (e aqui há que abrir outro parêntesis para dizer que não há pai... pai despreocupado - nos antípodas do progenitor latino - como o pai eslavo) e uma (apenas uma) lindíssima (qual Michelle Pfeiffer...) russa a repor stocks num pingo-doce (embrulha!) perto de si
alguns casais franceses (do Club) entre-tidos a banhos (e outras actividades igualmente saudáveis) e (ainda e sempre) alguns ingleses... da aliança...
este ano falharam-me as (felizes) famílias europeias (holandesas ou whatever) divertidas com os insólitos costumes dos indígenas e também os magníficos paquistaneses (!?) com os não menos magníficos (e arquitectónicos!) turbantes...
a internacional!?...
se não é (ra) isto (pinho) o (teu) all...

On Returning

You'll Be Sorry When The Sun Has Roasted You To,
Lobster Red, Nothing Said,
When Yellow Has Turned Green To Brown,
Divide
By Four & Multiply By Nine,
Describe Your Division, Anatomical Derison,
Lobster Head & Lobster Feet.

On Ariving With A Third Language
Tucked In Your Briefcase, Next To Your Toothbrush
Along With A Copy Of The Nouvelle Observateure

While Your Sons And Daughter Who
Registered
Nought Under Intensive Electronic Scanning,
You Regard Your Body, With Regards To Events
Which With Nothing Planned, Never Lacked A Sense Of Theatre,

On Returning With The Tan You've Gained,
A Head Of World Service, The Best Of Your Culture,
An Evening Of Fun, In The Metropolis Of Your Dream.

On Returning, 154, Wire